Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos com participação histórica




A 30.ª edição da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que se realiza de 27 de Julho a 5 de Agosto, no Parque da Cidade, vai contar com 128 participantes, mais 10 do que em 2011. Ao todo, vão marcar presença numa das mais antigas mostras nacionais de artesanato 105 artesãos, 72 dos quais provenientes do concelho que é considerado a capital do artesanato em Portugal, sete produtores de vinho verde e ainda oito instituições do município.

Mas o crescimento do maior evento anual de arte popular realizado em Barcelos não se verifica apenas pelo número de participantes. Também a área de ocupação da mostra vai aumentar, com a criação de uma nova zona no Parque da Cidade, destinada a expositores de produtos gastronómicos da região.

Organizada pela Empresa Municipal de Educação e Cultura, a iniciativa volta a ser palco de promoção para os mais conceituados barristas do concelho e do país, mas também para os que trabalham noutras artes e ofícios, como a cestaria, os bordados de crivo, as madeiras, o ferro e derivados ou o artesanato urbano.
Para o presidente da câmara de Barcelos, o certame que melhor espelha a autenticidade e riqueza da arte popular portuguesa “é já uma imagem de marca do concelho” e uma “referência” para quem visita a mostra durante os nove dias do programa.
Miguel Costa Gomes considerou que os dois principais objectivos da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos são “a promoção artística do trabalho realizado pelos artesãos e o desenvolvimento da actividade económica local”.

O presidente da autarquia barcelense enalteceu ainda “o esforço feito para reduzir em 10 por cento” os custos associados à realização da iniciativa, o que mostra “o rigor e a exigência que o município coloca na gestão dos dinheiros públicos”, principalmente em período de dificuldades económico-financeiras. A edição de 2012 tem um orçamento de 165 mil euros, menos 18 mil euros comparativamente com 2011, em resultado de uma “política de redução de custos que tem vindo a ser posta em prática”, assumiu ainda.

24-07-2012 - Correio do Minho


De Vértice - Publicidade e Marketing

Sem comentários:

Enviar um comentário