Exposição de pintura de Irmã Gabriela em Barcelos



Está patente até 16 de Setembro, na Galeria Municipal de Arte de Barcelos, uma exposição de pintura intitulada “Natureza”, de Irmã Gabriela. Trata-se de um conjunto de mais de meia centena de quadros, de uma “pintura sentida”, como escreve Carlos Basto no catálogo da exposição.

Entre as obras destacam-se aguarelas, expressão da própria personalidade de Irmã Gabriela, como também Carlos Basto: “Ela própria é uma aguarela vida na sua delicadeza, na sua transparência e na sua harmonia”. E, referindo-se à formação religiosa da autora, acrescenta: “É certo: reza com os pincéis e com a cor da sua Alma, reza com a sua arte. É a sua maneira de rezar"

A pintora exalta a natureza como incontornável na paisagem física e humana. Uma natureza que diz algo aos homens, mas que também diz algo acerca deles, numa evocação de lugares e de paisagens, mas também de memórias, de rostos e de tempos.

Irmã Gabriela nasceu em 1926, na cidade da Beira, radicando-se, ainda em criança, em Lisboa. Voltada desde muito cedo para a arte, obtém o primeiro galardão aos 15 anos de idade. Em 1946 entre na Congregação das Irmãs Doroteias, mantendo a sua vocação de artista e aprofundando a sua formação.

Expôs pela primeira vez em 1966, em Lisboa, tendo depois apresentado os seus trabalhos em inúmeras exposições individuais e coletivas.

31-07-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário