IPCA edita 'Lei dos Compromissos 
e Pagamentos em Atraso Explicada'




O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, acaba de editar o livro «Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso Explicada», da autoria de João Baptista da Costa Carvalho e Sandra Cunha.

A Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso (Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro) e o Decreto-Lei n.º 127/2012, de 21 de junho, introduziram, recentemente, um quadro de novas medidas aplicáveis à realização das despesas públicas, através de um conceito que passa a ser crucial na gestão orçamental, os fundos disponíveis. Alteram-se, assim, procedimentos de realização da despesa e respetivos registos contabilísticos.

Conhecidas as novas regras, torna-se agora necessário proceder à sua correta implementação. «A Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso Explicada» é um manual que apresenta uma análise, nomeadamente na ótica contabilística, das implicações decorrentes d as novas medidas legislativas em vigor. Este manual, através de casos práticos e exemplos, pretende constituir uma ferramenta de trabalho, para auxiliar dirigentes e responsáveis pela contabilidade na implementação desta Lei.

João Baptista da Costa Carvalho é presidente do IPCA, professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Presidente do Conselho de Especialistas em Contabilidade Pública da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA.

Sandra Cunha é docente do Departamento de Gestão da Escola Superior de Gestão do IPCA, desempenhando também funções de presidente da Comissão de Prevenção da Corrupção do IPCA. É, ainda, co-autora do «Manual Prático da Contratação Pública».

11-07-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário