Inaugurada cantina social



A cantina social foi inaugurada, no dia 4 de Junho, na presença do Provedor desta Santa Casa, Dr. António Pedras e do Diretor da Segurança Social do Distrito de Braga, Dr. Rui Barreira, tendo para efeito sido descerrada uma placa. Esta nova resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos pretende apoiar as pessoas que se encontram em situação de pobreza, que podem agora levar o jantar para as suas habitações, em sistema de take away, todos os dias da semana.

“Felizmente que o Governo veio ao encontro dos desejos que já eram da Santa Casa, através do Programa de Emergência Social, a que chamou cantina social, de modo que esta simbiose entre Governo e Santa Casa acabou por funcionar como algo de natural, numa situação de emergência, pelo que quero congratular-me pelo facto de o Sr. Dr. Rui Barreira ter escolhido a Santa Casa, desde a primeira hora, para parceira do Governo. Esperamos que, de uma maneira muito discreta deste problema seja sanado e não tenhamos de voltar a esta cantina porque disso seria sinal de que os barcelenses já não precisam deste recurso de emergência”, adiantou o Provedor Dr. António Pedras. Cada refeição será comparticipada com 2,5 euros e o número de refeições poderá ultrapassar as 65 previstas inicialmente.

Os casos serão sinalizados pela rede socia l, IPSS, Juntas ou Paróquias, mas as próprias famílias carenciadas poderão inscrever-se nos Serviços Centrais, junto da responsável pela Cantina Social, Drª Marlene Gonçalves, sendo cada caso analisado de forma criteriosa. A medida irá abranger agregados com um rendimento até 145 euros por pessoa.

O diretor da segurança social de Braga, Dr. Rui Barreira salientou que “em Barcelos, neste ponto populacional tão importante, teríamos de ter um parceiro também importante como a Santa Casa. Queremos começar com algumas famílias e continuar com muitas mais. Esperemos que daqui a pouco estejamos os dois aqui com uma bandeira para colocar em cima desta placa, para encerrá-la de vez, pois isso era sinal de que a sociedade evoluiu e de que as pessoas já não precisarão desta valência que todos achamos muito importante e que, neste momento, é primordial para quem não sabe lidar com a pobreza. A pobreza envergonhada é mesmo assim. Não a reconhecemos e não sabemos lidar com ela. Esta pobreza envergonhada não sabe gerir os seus parcos recursos e esta cantina social vai ajudar essas famílias, que terão na Misericórdia a sua mão e o seu manto, como é normal nas nossas santas casas”. O diretor referiu ainda que, em Barcelos, poderão abrir até dez cantinas sociais, espalhadas por pontos estratégicos do concelho.

07-06-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário