ABAS realizou descida do rio Cávado



A A.B.A.S. - Associação Barcelense de Actividades Subaquáticas, realizou no passado sábado, dia 9 de Junho, mais uma Descida do rio Cávado, na sua XXI edição, com a participação/colaboração desta associação.

Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, distribuídas por 22 embarcações, entre elas 16 construídas pelos participantes. Recorrendo a madeira, plásticos e objetos reciclados, os concorrentes, usando imaginação e criatividade, construíram engraçadas e divertidas embarcações.

Pela primeira vez em muitos anos foi possível ver uma grande quantidade de embarcações construídas, com qualidade, de tal modo que a organização está na firme disposição de voltar a realizar mais uma descida de rio com estas características, no próximo ano, ficando em aberto a possibilidade de, ainda este verão ser promovida idêntica iniciativa a partir de Areias de Vilar e a terminar no Areal de Barcelinhos.


Foi uma alegre e divertida jornada com muitos banhos e risadas à mistura, onde os participantes deram largas ao seu espirito de paródia, em contacto com a natureza. Não faltou o convívio e a partilha de farnéis, tendo a organização servido e abastecido todos os que acompanharam a jangada onde seguia montado um assador e uma geleira com bebidas.

O S. Pedro não ajudou, “despejando” água em quantidade significativa, contudo a grande maioria dos participantes mantiveram-se firmes na vontade de percorrer os quilómetros que faltavam para chegar a Barca do Lago, onde foi servida uma refeição quente aos resistentes, que conseguiram vencer o frio que entretanto se fez sentir.

A saída foi atrasada de modo a permitir salvaguardar as condições de segurança exigidas neste tipo de atividades, designadamente colocando embarcações de apoio para assistência aqueles que com maior dificuldade faziam a descida. A perspetiva de agravamento das condições climatéricas, associadas à descida do caudal do rio dificultaram a colocação no terreno dos meios necessários à salvaguarda da integridade física dos participantes, felizmente esta contingência não impediu a realização do evento e foi ultrapassada com a boa vontade de todos os intervenientes.


A organização agradece a todos os participantes o esforço e trabalho demonstrado em especial na construção de embarcações originais. Devido ao mau tempo que se prolongou pela tarde, a distribuição dos prémios para as melhores embarcações ficou adiada para o dia 5 de Julho, assim o Prémio para a Melhor Embarcação (Beleza, originalidade e qualidade de construção) foi atribuído à embarcação “As banheiras”; o prémio para a Embarcação Ecológica para premiar a capacidade de reutilização de materiais e alusão à natureza, foi atribuído à embarcação “Rumo à Polónia”; o prémio para a Equipa Mais Divertida foi destinado, pela melhor animação e participação divertida aos “Metralhas”; o prémio Fair Play, pelo melhor espirito de grupo e entreajuda, foi atribuído ao “Tubarão”; ficou por atribuir o prémio à embarcação Critica Social, uma vez que nenhuma das embarcações reunia os critérios necessários. Os prémios serão entregues aos elementos das equipas acima indicadas, durante um convívio a realizar no dia 5 de Julho, no Parque da Cidade.

Por fim, um especial agradecimento àqueles que, no trajeto prestaram apoio a esta iniciativa, nomeadamente à Costa Norte Actividades Marítimas, aos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e aos Bombeiros Voluntários de Esposende, entre outros que também deram o seu contributo integrados no Staff . Agradecimentos a todos os apoiantes desta atividade em especial à Empresa Municipal de Desportos de Barcelos e ao Município de Barcelos, através do seu pelouro do desporto.

11-06-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário