EMEC e Junta de Abade de Neiva restauram antiga escola primária



A Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC), em conjunto com a Junta de Freguesia de Abade de Neiva, está a efetuar obras de restauro na antiga escola primária da freguesia, para aí instalar os cursos de cerâmica e de cabeleireiro.

As obras incluem a recuperação do edifício, composto por duas salas, cobertos e casas de banho e a melhoria dos espaços exteriores.

Através do protocolo de colaboração estabelecido ente as duas entidades, a EMEC vai poder usar as instalações para as aulas teóricas, nas duas salas, e usar as áreas dos antigos cobertos para aulas práticas. A Junta de Freguesia vai poder usufruir as instalações sempre que não estejam a ser utilizadas pela EMEC, principalmente à noite e ao fim-de-semana, para atividades da autarquia e das associações da freguesia.

Os cursos deverão começar a ser ministrados no próximo mês de Setembro, após a certificação dos novos espaços escolares.
A antiga escola primária de Abade de Neiva foi doada à freguesia pela Câmara Municipal em março deste ano. Devoluto há 22 anos, o edifício tem uma área coberta de 281 metros quadrados e logradouro com 825 metros quadrados.

A intervenção que agora está a ser feita acaba com a degradação e abandono a que o edifício esteve votado mais de duas décadas.

A EMEC procedeu, também, a obras de melhoramento no lado norte do exterior da Escola de Tecnologia e Gestão. Junto ao caminho público, foi construído um muro e passeios em todo o comprimento, bem como um abrigo para passageiros de autocarros, com acesso direto aos passeios da Escola. Foram criados jardins e embelezado o aspeto geral de toda a área dos parques de estacionamento, cujos pavimentos foram também melhorados. Com esta intervenção, melhoraram as condições de segurança para os peões e automobilistas nas imediações da Escola e ordenou-se o estacionamento.

27-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário