Aí está a primeira grande romaria do Minho



É já na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, que arranca a edição 2012 da Festa das Cruzes. Promovida pela Câmara Municipal de Barcelos e organizada pela Empresa Municipal de Educação e Cultura, a primeira grande romaria do norte do país mantém o cariz tradicional e popular, mas apresenta no programa de sete dias um conjunto de atividades que se realiza pela primeira vez.


Uma das novidades é o Arraial Ai Cruzes, que tem lugar do dia 27 de abril (sexta-feira) a 2 de maio (quarta-feira), no Jardim das Barrocas, com animação de rua e a participação de bandas de música e dj’s. Os temas do Ai Cruzes vão da Noite Sporjovem (abertura) à Festa da Cerveja (encerramento), passando pela Noite do Bigode e dos Óculos (sábado), pelo Arraial «Porco no Espeto» (domingo), pela Noite das Flores (segunda-feira) e, por fim, pelo Tributo aos Anos 80 (terça-feira).

Também pela primeira vez, o programa da Festa das Cruzes inclui uma concentração de Rusgas ao Senhor da Cruz, dia 28 de abril (sábado), no Largo da Porta Nova, onde vai ficar localizado o palco principal da mais conhecida festa popular minhota.

Domingo dedicado ao Caminho de Santiago
O dia 29 de abril, domingo, será marcado, logo pela manhã (8h00), por uma inédita caminhada entre a freguesia de Pedra Furada e Barcelos, numa espécie de recriação do percurso que os peregrinos fazem diariamente rumo ao norte de Espanha.

Ainda no mesmo dia, realiza-se, pelas 16h00, no salão nobre, uma conferência sobre o Caminho de Santiago, com a participação do presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, da vereadora com o pelouro da Cultura, Armandina Sal eiro, do presidente da Associação Confraria de São Tiago “Espaço Jacobeus”, Amaro Franco, do presidente da Archicofradia Universal del Apóstol Santiago, Agustim Dosil, e ainda de Neiva de Oliveira, antigo deputado da Assembleia da República.

Mais tarde, pelas 17h30, o salão nobre será palco da apresentação do livro «Barcelos no Caminho de Santiago», da autoria de Carlos Basto, nome incontornável da Cultura barcelense, com uma obra que passa as fronteiras do concelho. Já pelas 19h00, a Biblioteca Municipal acolherá uma exposição itinerante de fotografia intitulada «Olhares no Caminho de Santiago».
Para 30 de abril, segunda-feira, está marcado o primeiro de dois grandes concertos de música integrados na Festa das Cruzes. O palco será a Avenida da Liberdade, que vai receber pela primeira vez uma das bandas fundadoras do rock nacional: os UHF.

A terça-feira, dia 1 de maio, fica marcada pela realização da tradicional Batalha das Flores, com uma participação recorde em 2012, o que irá emprestar ainda mais colorido a uma iniciativa que atrai milhares de turistas nacionais e estrangeiros a Barcelos.

Já dia 2 de maio, quarta-feira, é a vez de Mickael Carreira atuar na Festa das Cruzes, pelas 22h00. A iniciativa promovida anualmente pela Câmara de Barcelos, conhecida como a primeira romaria da região minhota, termina no feriado municipal, 3 de maio (quinta-feira), dia em que sai à rua a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz.

O programa da Festa das Cruzes 2012 termina, no Largo da Porta Nova, com a tradicional sessão de fogo de artifício, depois do espetáculo musical interpretado pelo Coral Magistrói.

25-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário