ACIB: 105 jovens visitaram a Toyota




No âmbito do curso de Aprendizagem de Mecatrónica Automóvel, a Associação Comercial e Industrial de Barcelos realizou uma visita de estudo a uma linha de montagem de veículos ligeiros na empresa Toyota Caetano Portugal, S.A. em Ovar, estando envolvidas as sete turmas desta área profissional, num total de 105 jovens.

A visita de estudo é uma das estratégias que mais estimula os formandos, dado o carácter motivador que constitui a saída do espaço escolar. Esta constitui uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho, facilita a sociabilidade e fortalece a relação entre formador e formandos. Um dos objetivos das novas metodologias de ensino - aprendizagem é, precisamente, promover a interligação entre teoria e prática, entre a escola e a realidade.

Esta visita de estudo permitiu aos formandos assistir à construção e reparação de veículos e perceber o modo como foram otimizados alguns processos, ao longo dos anos, designadamente através da introdução de melhorias contínuas nos equipamentos, sistema s e/ou instalações que permitem uma redução dos custos dos consumos em energia e fluidos para a proteção ambiental. Os veículos a motor têm vindo a tornar-se mais complexos, exigindo mestria cada vez mais especializada na construção, reparação e manutenção destes.

Esta visita permitiu também sensibilizar os formandos ao nível das normas e regras de segurança, higiene, saúde, ambiente e qualidade. Permitirá, igualmente, sensibilizar os formandos para as competências sociais porque as atividades de construção e reparação são crescentemente realizadas em equipas de trabalho.

Assim, pretendeu-se com esta visita motivar e sensibilizar os formandos para o mercado de trabalho, levando-os a entender os padrões de qualidade pelos quais se devem reger um profissional.

Estes cursos estão inseridos no Sistema de Aprendizagem do IEFP e permitem aos jovens atingir o 12.º ano de escolaridade. A ACIB abriu recentemente, ontem dia 23 de Abril, mais um curso de Mecatrónica Automóvel. Em total estão em formação na ACIB 600 jovens a formar-se para ter o 12.º ano e uma profissão.

25-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário