Barcelos: Câmara compra terreno para novo centro escolar na área urbana

A Câmara de Barcelos decidiu ontem adquirir à Santa Casa da Misericórdia local, por 350 mil euros, um terreno com 2500 metros quadrados necessário para a construção de um centro escolar em Vila Frescaínha S. Martinho.


Segundo fonte municipal, o Centro Escolar António Fogaça resultará da ampliação da escola 1º ciclo daquela freguesia e tornar-se-á um estabelecimento de ensino “de referência” na área urbana.

A obra, que foi a concurso por 3,1 milhões de euros, tem agora, com a aquisição do terreno, “todas as condições” para arrancar.

Enquanto as obras durarem, os alunos daquela escola terão aulas nas instalações da Misericórdia, alugadas à Câmara por 60 mil euros.

A Santa Casa cede seis salas para as atividades letivas e de enriquecimento curricular, polivalente/ginásio e espaço destinado a refeitório, no edifício Rainha Santa Isabel, em Barcelos.
Neste acordo está também incluída a cedência do polivalente daquele edifício para refeitório dos alunos da Escola Gonçalo Pereira.

A autarquia pagará ainda um valor mensal de 251.49 euros para pagamento das despesas de produtos de limpeza e higiene.

Na reunião de hoje, o executivo deliberou, também, atribuir um subsídio no valor de 9.785 euros à Santa Casa da Misericórdia, referente ao pagamento das instalações do polivalente do Lar Rainha D. Leonor e do Centro Social de Silveiros, onde se servem as refeições dos alunos que frequentam a EB1 Gonçalo Pereira e dos alunos da EB1/jardim de infância de Silveiros, respetivamente.

Ainda no âmbito da Educação, o executivo aprovou um protocolo com a Freguesia de Campo para a cedência de quatro salas de aula onde funcionam a EB1 e do jardim de infância locais.

Este protocolo implica o pagamento de 15 mil àquela freguesia.

08-10-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário