O antigo cemitério de Mondim, em Panque, Barcelos, está a ser alvo de uma escavação arqueológica pelos serviços da Câmara Municipal de Barcelos - onde há 20 anos foram descobertas sepulturas e um conjunto de sarcófagos da Idade Média, mas que entretanto a vegetação voltou a tapar. A intervenção pretende preservar e conservar aquele importante espólio e torná-lo visitável.
O projecto resulta do protocolo aprovado em Junho passado entre o município de Barcelos, a Junta de Freguesia e a Paróquia de Panque - proprietária da capela de S. Martinho, antiga igreja paroquial da extinta freguesia de Mondim.
A necrópole intervencionada é constituída por um conjunto de sepulturas e vestígios de sepulturas datadas desde o século XI até ao século XIV, as quais foram alvo de intervenções arqueológicas entre 1988 e 1991, no seguimento de obras de restauro realizadas na antiga igreja de São Martinho.
Um dos conjuntos cemiteriais mais antigos do país
Refira-se que as sepulturas e sarcófagos são representativos da comunidade da antiga paróquia de Mondim, constituindo-se como um dos conjuntos cemiteriais mais antigos do nosso país.
A autarquia refere que neste momento aquele espólio “encontrava-se bastante degradado, infestado por densa vegetação e sem a dignidade merecida”, necessitando por isso “de trabalhos de limpeza e consolidação do terreno, restauro das sepulturas e a adaptação do sítio arqueológico à visita”.
No fim da intervenção será implantada no local informação de apoio aos futuros visitantes.
30-09-2012 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário