João Cutileiro expõe na Galeria Municipal de Barcelos



«Uma Degustação» é o título da exposição que o escultor João Cutileiro vai trazer à Galeria Municipal de Arte de Barcelos, de 29 de setembro a 24 de novembro. Promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, a exposição de um dos mais importantes escultores portugueses da atualidade é composta por 44 obras, 20 das quais esculturas em pedra, cinco desenhos, 12 fotografias e ainda sete relevos.


«Uma Degustação» é uma espécie de antologia da obra do mestre português, que reuniu para a exposição em Barcelos peças representativas de várias expressões artísticas, da escultura à fotografia, passando pelos relevos e pelo desenho.

A iniciativa do Município de Barcelos, em parceria com a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMECB), resulta do desafio feito pela Galeria Municipal ao escultor, que, ao repto, respondeu como quem prepara uma refeição: sabendo que não poderia mostrar a totalidade da vasta obra, preparou, com desvelo, uns quantos pratos.

A exposição de João Cutileiro é, assim, única, marcada pelo peso natural da escultura em pedra - 20 peças -, mas também pelo desenho, com os cinco exemplares em diorito negro inspirados numa viagem à Índia, pela fotografia, de pessoas, que é aquilo que gosta de fazer, e pelo relevo, com esquissos de pássaros, produzidos por volta de 2000.

Feita propositadamente para Barcelos com obras da coleção particular do escultor, razão pela qual as peças não estarão à venda ao público, a exposição de Cutileiro é, sem dúvida, um dos momentos mais altos para a Galeria Municipal de Arte e uma das iniciativas culturais mais importantes para o concelho.
O presidente da Câmara reconhece que «Uma Degustação» “constitui um momento cultural verdadeiramente marcante para a cidade e para o concelho de Barcelos”. Para Miguel Costa Gomes, a exposição do mestre na Galeria Municipal “é também uma experiência interior riquíssima” e uma “oportunidade única de todos os barcelenses apreciarem as várias expressões artísticas do trabalho de um grande português”.

“Profundamente agradecido a João Cutileiro pelas belíssimas obras” que reuniu para a exposição em Barcelos, o presidente da Câmara sublinha ainda que a iniciativa patente até novembro na Galeria Municipal cumpre dois objetivos estratégicos definidos pelo atual executivo camarário: “Primeiro, contribuir para o enriquecimento cívico e cultural dos barcelenses e, segundo, fazer com que os roteiros dos grandes autores se cruzem com o concelho de Barcelos”.

A cerimónia de inauguração de «Uma Degustação» está marcada para dia 29 de setembro (sábado), pelas 18h00, na Galeria Municipal de Arte de Barcelos, e contará com a presença do escultor João Cutileiro.

A exposição pode ser visitada todos os dias das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, é aberta ao público em geral e tem entrada gratuita.


25-09-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário