Torre Medieval vai ser intervencionada

A Torre Medieval vai ser requalificada com vista à instalação de um Centro de Interpretação do Galo e da Cidade de Barcelos. A intervenção neste edifício classificado como Monumento Nacional e que já foi uma das três portas da muralha edificada no século XV, localizada no Centro Histórico de Barcelos, visa criar um pólo de atracção turística e promover a interação cultural, educativa, social, podendo vir a ser uma marca de toda a região Norte de Portugal.



Conhecido como “Torre de Menagem”, o edifício vai ser alvo de uma profunda alteração do seu interior, com obras orçadas em mais de 600 mil euros, passando a ter quatro pisos abertos ao público.
O piso 0, localizado na base do edifício, vai ter um espaço comercial para promoção de merchandising alusivo ao espaço propriamente dito, ao Galo de Barcelos e ao artesanato local e regional. O posto de atendimento e de informação turística vai também funcionar neste piso, no qual haverá ainda um guiché para serviços, uma sala de reuniões e elevador. A decoração será feita com elementos ligados aos artesãos de Barcelos.
No piso 1, o projecto desenvolvido pelo Departamento de Planeamento e Gestão Urbana, contempla estruturas de apoio ao visitante, como, por exemplo, um “cofee shop” e uma enoteca. Será, no fundo, uma área de convívio e de interação. Neste piso haverá ainda uma zona infantil e de descanso, com decoração alusiva ao Galo de Barcelos, de carácter didático, e um posto de acesso à Internet.
A sala de projeção vai ficar no piso 2, com sistema multimédia, destinado ao visionamento de filmes para grupos turísticos e escolas. No mesmo piso, existirá ainda uma sala de exposições.
No piso 3 ficará o “Galo room”, um espaço ligado à história e à evolução do Galo de Barcelos, com o objetivo de o associar a uma dimensão olárica, histórica e religiosa, nomeadamente aos caminhos de Santiago. Neste piso vai haver, também, espaço para oficinas de pintura do galo, disponível para os visitantes.
O piso 4 corresponde à cobertura. Aí, vai existir um miradouro e um miradouro virtual. O projecto prevê a colocação de dois binóculos panorâmicos de longo alcance, que permite um olhar sobre a cidade de Barcelos e ainda dois “siting points” de contemplação da paisagem urbana e do rio Cávado. Um modelador 3D possibilitará também rememorar a paisagem em termos cronológicos e históricos.
O projecto de requalificação da Torre Medieval assenta, assim, em três vetores fundamentais: valência educativa, espaços de fruição e linhas de interpretação do espaço patrimonial como elemento nuclear da vida urbana de Barcelos, os quais podem contribuir para fazer deste Monumento Nacional um pólo de atratividade em Portugal.
04-02-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário