Associação Comercial e Industrial de Barcelos entregou certificados

Uma mega-cerimónia para mais tarde recordar. Pavilhão Municipal de Barcelos completamente lotado, próprio de um evento universal, mundialmente famoso. Uma associação conseguiu dar asas ao sonho e criar um evento capaz de arrepiar, que teve ainda o reportório musical de Olavo Bilac como a cereja no topo do bolo.



No total, a Associação Comercial e Industrial de Barcelos entregou certificados a 3.500 formandos dos mais variados cursos: aprendizagem, educação e formação de adultos, educação e formação de jovens, cursos modulares, formação PME, dinamizar e cursos das novas oportunidades.

Os familiares e amigos não faltaram à chamada, quiseram marcar presença na entrega dos diplomas e no total foram seis mil pessoas que fizeram renascer o pavilhão municipal.
Pedro Silva Martins, secretário de Estado do Emprego, tinha presença assegurada, contudo pelo facto de ter sido chamado para a concertação social, acabou por não marcar presença.

“Portugal, Portugal, Portugal”

Durante a actuação de Olavo Bilac, várias vezes se ouviu a palavra Portugal, num sinal de esperança ao actual cenário de crise que o país atravessa.

João Albuquerque: “Há gente disposta a aprender”

O director-geral da ACIB, João Albuquerque deu, naturalmente destaque, a uma moldura humana “única”, facto que reflecte “o trabalho de proximidade e dedicado no terreno”.
“Os 3500 formandos são a prova de um esforço gigantesco com as empres as, empresários, jovens e adultos para a qualificação de activos. Há gente disposta a aprender e esta iniciativa é a prova disso”, considerou ainda. “Uma palavra especial a todos os formandos que decidiram melhorar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, renunciando, muitos deles, ao conforto dos lares, numa estratégia de ajudarem a si próprios, mas também às empresas onde estão inseridos”, salientou João Albuquerque.

Miguel Costa Gomes: “sinto que faço parte desta certificação”

Esta iniciativa contou ainda com a presença da entidade máxima do concelho de Barcelos. Miguel Costa Gomes, presidente do município, e que foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos durante mais de duas décadas, mostrou-se orgulhoso em participar nesta cerimónia. “Sinto que faço parte desta certificação. Isto não se faz com uma pessoa, mas com um grupo coeso, empenhado, dedicado, e é, de facto, uma das grandes virtudes que a ACIB tem”, considerou o autarca barcelense.


O edil recordou que a política da instituição continua a ser fiel aos seus princípios. “A ACIB não forma por formar, mas, acima de tudo, pelas necessidades de mercado. É o mercado que leva ao emprego, que enrique a região e o próprio país”.
Miguel Costa Gomes abordou ainda o futuro, concretamente dos mais novos. “Há uma preocupação muito grande com os jovens e neste contexto não pode ser apenas um esforço de uma entidade, mas é uma questão da sociedade civil e governamental”.


17-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário