Empresas ‘erguem’ centro escolar

Gilmonde, Barcelos, vai ter um novo centro escolar dentro em breve. Cinco empresas da freguesia vão contribuir com 50 mil euros para a aquisição de terrenos necessários para a construção do centro escolar da freguesia. A obra vai custar mais de 1,4 milhões de euros.


Segundo fonte municipal, a iniciativa partiu do administrador de uma empresa que é, também, o presidente da Junta de Freguesia de Gilmonde e que decidiu avançar com 10 mil euros. O exemplo acabou por ser seguido por outras quatro empresas da localidade, participando no projecto com a mesma quantia.

O donativo foi aprovado pela câmara na última reunião de Dezembro do executivo, “prestando homenagem às empresas em causa, e muito especialmente aos empresários que as dirigem, pelo seu contributo notável na promoção e desenvolvimento das actividades educacionais e culturais do município de Barcelos que, para além de constituírem um sinal positivo para a sociedade e um exemplo para os demais, constituem, sobretudo, um marco indelével nas relações entre as entidades públicas e privadas do concelho”.

O novo centro escolar resultará da ampliação e remodelação daquela escola, uma empreitada que prevê a criação de seis salas de EB1, duas salas de jardim-de-infância, uma sala para artes plásticas, uma sala para ciências experimentais, duas salas para prolongamento de horário e uma sala para a componente de apoio à família.

Refeitório, arrecadações, polivalente, biblioteca, ludoteca, sala para atendimento a encarregados de educação, gabinetes para professores, espaços de circulação e átrio, enfermaria, isolamento, secretaria, parque infantil e instalações sanitárias para adultos, crianças e pessoas com deficiência serão outros dos espaços.
O novo equipamento educativo englobará as freguesias de Gilmonde, Fornelos e Vila Seca.

04-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário