Barcelos: Primeiro centro escolar inaugurado em Barqueiros

Em dia que coincidiu com as festividades em honra de Nossa Senhora das Necessidades, a população de Barqueiros juntou-se, ontem ao final da manhã, para inaugurar o primeiro centro escolar do concelho, numa cerimónia presidida por Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos. Para o próximo mês de Janeiro está já prevista a inauguração do Centro Escolar de Viatodos.


O Centro Escolar de Barqueiros - que recebeu um investimento de 1,3 milhões de euros, com o apoio de quadros comunitários - é apenas um dos 19 centros escolares que a autarquia quer ver construídos em breve no concelho e vai servir duas centenas de alunos.
“É uma honra e um orgulho para mim e para este executivo a inauguração deste centro escolar porque é o primeiro”, mas também porque evidencia a aposta da autarquia, no sentido de fazer de Barcelos “um concelho educado e saudável”, apontou Miguel Costa Gomes, durante a cerimónia inaugurativa, acrescentando que “é nosso dever manter o investimento planeado”.

Em declarações aos jornalistas, o autarca barcelense garantiu que os cortes orçamentais das autarquias “não afectarão a Educação”, nem os projectos e investimentos previstos para esta área a nível concelhio.

Miguel Costa Gomes esclareceu, ainda, que aquando a sua chegada ao executivo em Novembro de 2009, a Carta Educativa de Barcelos previa, apenas, 16 centros escolares, mas que até esses projectos se encontravam numa situação de impasse, uma vez que “11 deles não tinham terrenos e outros cinco não tinham um parecer favorável do GEP - Gabinete de Estratégia e Planeamento - o que significa que não tendo este parecer favorável, também não teriam acesso aos quadros comunitários possíveis e que agora, a nível dos 19 centros escolares previstos, estes quadros fornecerão um apoio global na ordem dos 30 milhões de euros”.

Na cerimónia esteve também presente o director-adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte, Aristides Sousa, que sublinhou a importância das apostas e investimentos na área da Educação. “O trabalho e a educação são a base de qualquer mudança e do possível ‘salto’ de qualquer pessoa”.

Mais cinco centros adjudicados

Já na próxima semana a Câmara de Barcelos irá proceder à adjudicação de outros cinco centros escolares, estando, também, previsto o lançamento da 3ª fase de investimentos no próximo mês de Outubro. Verdadeiramente contente estava também ontem Agostinho Pires, presidente da Junta de Freguesia de Barqueiros, referindo o “orgulho” na inauguração da obra e assinalando o “grande esforço” da comunidade local. “Apostar na educação é apostar no progresso, no desenvolvimento e no futuro de todos nós”, disse.


O autarca barquense agradeceu, ainda, aos antigos proprietários dos terrenos para onde o centro expandiu pela cedência das parcelas necessárias para o novo edificado.
A directora do Agrupamento de Escolas Abel Varzim, Conceição Lamela, destacou, ainda, o facto de o novo centro escolar ter preservado a fachada da antiga escola, “que faz parte do património desta comunidade”.

09-09-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário