Jipes UMM’s levam brinquedos a Marrocos

Um grupo de 12 amantes de UMM’s - veículos 4x4 da marca portuguesa União Metalo Mecânica, que actualmente já não se produz - que parte na noite da próxima quinta-feira para o sul de Marrocos, numa expedição humanitária de cinco mil km, foi, ontem, o motivo das atracções de muitos curiosos no Largo da Porta Nova, em Barcelos - precisamente o local onde estiveram a promover a iniciativa.
O destino desta expedição é aldeia de M Hamid el Guizlane, onde deverão chegar a 6 de Abril, carregados de brinquedos, material didáctico e até um parque infantil para as crianças locais.
A aventura é organizada pela ‘SP - Team’ - assim se denomina o grupo de amantes de UMM’s de Barcelos - que conta já com cerca de 70 elementos, contando com o apoio imprescindível de 15 empresas da região e algumas nacionais, para além da Câmara Municipal de Barcelos.

Jorge Marques é um dos aventureiros que parte nesta missão humanitária com o objectivo de levar sorrisos a crianças carenciadas, a quem falta sobre-tudo brincar.
“Esta iniciativa surgiu depois de eu ter tomado contacto com estas crianças durante outras expedições a Marrocos. Como sempre tive o sonho de levar a cabo uma expedição de UMM’s até lá, acabei por juntar as duas coisas: a parte solidária e a expedição neste jipes que são a nossa paixão”, indicou.

O ponto alto da expedição será mesmo a chegada à localidade de destino e a entrega dos brinquedos às crianças. “Todos os brinquedos, material didáctico e de higiene que levamos àquelas crianças vão devidamente embrulhados para que tenham o prazer e a alegria de desembrulhar algo que levamos com tanto carinho”, sublinhou Jorge Marques.

Entre os objectivos a que se propõe este grupo de apaixonados por jipes UMM’s, do qual fazem parte três mulheres, está também a montagem de um parque infantil completo que colocarão eles mesmos naquela localidade marroquina e que carregam também na sua bagagem.
Consigo, os participantes da expedição levam também para as crianças marroquinas uma bola de futebol autografada pelos jogadores do Gil Vicente Futebol Clube e do Óquei Clube de Barcelos.

Expedição com intercâmbio escolar

Esta expedição de 12 dias levada a cabo pela ‘SP Team’ - núcleo de Barcelos de amantes de jipes UMM’s vai permitir, ainda, um intercâmbio escolar, através de mensagens e imagens, entre a Escola Básica de Alheira, Barcelos, e a escola da aldeia de M Hamid el Guizlane, Marrocos.

“Connosco levamos várias mensagens de apoio e de esperança deste estabelecimento de ensino barcelense e também do Gil Vicente Clube e do Óquei Clube de Barcelos para as crianças de lá. Depois traremos imagens e mensagens de lá para mostrarmos como esta expedição foi recebida e também para mostrarmos às crianças de cá, uma realidade totalmente diferente, fazendo-as perceber da importância que têm acções como esta, no sentido de ajudar quem mais precisa”, destacou Carlos Araújo, que integra a expedição, durante a qual vai também recolher imagens.

28-03-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário