Escola de Alvelos regressa às mãos da freguesia


A antiga escola primária Visconde de Azevedo Ferreira, em Alvelos, Barcelos, acaba de ser doado à freguesia pelo município. Ali vai ser instalada a nova sede da junta e de algumas associações locais - onde, aliás, já estiveram, mas de onde tiveram de sair devido ao estado avançado de degradação do edifício. Com a cedência do espaço, a junta aguarda pelo protocolo com o município, com vista à sua recuperação.
É mais um espaço que estava por utilizar e que a Câmara Municipal de Barcelos quer que seja recuperado e devolvido à comunidade onde pertence, para a dinamização das suas actividades.
Avaliado em cerca de 150 mil euros, o edifício da antiga escola primária de Alvelos, construído no início do século XX, deixou de ter essa função há alguns anos, depois de ter sido construído um outro edifício escolar mais adequado às necessidades da freguesia.
Esta tem sido uma grande aposta do actual executivo da câmara de Barcelos, liderado por Miguel Costa Gomes, que, desde o início do mandato já procedeu à doação de vários imóveis às freguesias, “no âmbito da descentralização administrativa através de parcerias com as juntas, com vista a dotá-las de equipamentos próprios para as suas actividades”.

Município aposta na cedência de escolas às freguesias
Alvelos segue-se à cedências das antigas escolas primárias de Moure, Alvito S. Martinho, Milhazes, Pedra Furada, Abade de Neiva, Couto S. Tiago, Tregosa, Fonte Coberta, Lagoa Negra (Barqueiros), Perelhal, Faria e Carapeços, além do contrato de comodato em que cedeu por um ano, com renovação, a antiga escola primária de S. João (Galegos Santa Maria) à Associação Galo Novo.

2013-01-17 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário