Areias de Vilar lança Centro Social


O Centro Social e Paroquial de Areias de Vilar, em Barcelos, deve ser uma realidade dentro de um ano. A primeira pedra do equipamento que vai dar resposta social aos idosos e às crianças da terra e das localidades vizinhas, foi lançada ontem de manhã. O projecto ascende a 565 mil euros, dos quais ainda faltam cerca de 200 mil euros.

Na cerimónia estiveram presentes D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz, e Rui Barreira, director do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, que enalteceram a importância da obra para a comunidade.
O novo equipamento, que foi sonhado há mais de uma década, acabou por ver a candidatura aprovada pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - que o vai comparticipar, através da Segurança Social, em 40 por cento (o que significa cerca de 240 mil euros).

Entretanto a paróquia de Areias de Vilar foi angariando verbas para a obra, disponibilizando agora 100 mil euros. No entanto, ainda faltam aproximadamente 200 mil euros - uma verba que, há falta de mais apoios para já, vai ser facilitada através de um empréstimo bancário - o qual deverá ser pago ao longo dos próximos sete anos.

“Estamos à espera ainda, e temos esperança, de conseguir sensibilizar a Câmara Municipal de Barcelos e o presidente Miguel Costa Gomes no sentido de apoiar financeiramente este projecto”, indicou Manuel Morgado, tesoureiro da direcção do Centro Social e Paroquial.
O responsável indica que, agora, a comunidade de Areias de Vilar e das freguesias vizinhas serão também chamadas a ajudar à comparticipação daquele equipamento, indicando que irão sendo levados a cabo peditórios para esse efeito.

O pároco Valter Tenório Torres indica que o novo centro social “vai preencher uma lacuna sobretudo nesta área de apoio aos mais idosos - que são hoje em dia uma grande preocupação pela vulnerabilidade a que estão votados, até porque aqui o envelhecimento da população é notório”.

António Veiga, o arquitecto responsável pelo projecto, revelou os pormenores que vão constituir o equipamento, que vai disponibilizar à população uma creche (a partir dos três anos, para um total de 33 crianças), um Centro de Dia de Idosos (com a capacidade para 15 utentes) e, ainda, um Serviço de Apoio Domiciliário (com capacidade para dez utentes). Espaços amplos e até áreas de cabeleireiro, manicure e enfermagem dotam o centro social.


Fonte próxima da câmara explicou, todavia, que o município já disponibilizou um grande apoio técnico ao projecto, no acompanhamento arqueológico dos trabalhos (existindo alguns condicionamentos do IGESPAR), para além da isenção de taxas ao aditamento do projecto de arquitectura e da análise das propostas dos concorrentes à obra. “O município está aberto para ouvir qualquer pedido”.

2013-01-28 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário