Semana Gastronómica do Galo atraiu visitantes a Barcelos


A esmagadora maioria dos restaurantes, visitantes e turistas que participaram na Semana Gastronómica do Galo, que decorreu entre os dias 9 e 18 de março, em Barcelos, consideraram a atividade muito positiva.

No primeiro fim-de-semana, o galo esteve em evidência em 31 restaurantes do concelho. Confecionado das mais variadas maneiras - do assado no forno ao pica-no-chão - o galo é cada vez mais uma referência na variante gastronómica, para além da simbologia regional e nacional que o artesanato barcelense tão bem reflete.

Visitantes e turistas vindos do norte e centro do país, em alguns casos famílias inteiras, apreciaram a gastronomia barcelense e aproveitaram para ficar a conhecer a cidade de Barcelos e o concelho, provando que este tipo de produto turístico tem uma procura cada vez mais forte. De resto, a maioria dos consumidores desta Semana Gastronómica era de fora do concelho, o que demonstra a importância do produto gastronómico na estratégia turística.

Em termos de faturação, o primeiro fim-de-semana registou uma receita bruta de 12.700,00 euros. Este valor refere-se apenas ao prato do galo e não inclui o consumo de outros alimentos ou bebidas.

No segundo fim-de-semana, foram as papas de sarrabulho a despertar a atenção. Mais uma vez, com valores de aceitação muito bons entre os restaurantes e os consumidores, superiores a oitenta por cento.

Ao todo foram vendidas mais de mais de duas mil papas, um dado relevante para a área da restauração e importante para atenuar as dificuldades decorrentes da crise económica que o país atravessa. Em termos de faturação, as papas atingiram um valor próximo dos quatro mil euros.

No que toca ao programa de animação da Semana Gastronómica, registe-se a Rota do Vinho que obteve um pleno de concretização dos objetivos. As visitas à Quinta do Bosque e à Adega tiveram lotação esgotada, tendo permitido vendas nos locais e aproximação do produto ao público. Tanto esta como a Rota da Arte Popular (imagem) trouxeram a Barcelos muito público, em especial de várias localidades do norte de Portugal.

A animação de rua, que decorreu no Largo da Porta Nova nos dias 11 e 18 de março, também foi um sucesso. Milhares de pessoas assistiram aos espetáculos dos ranchos folclóricos e de música popular.

27-03-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário