Luís, o estagiário no Parlamento Europeu

Depois do mestrado na Nova, Luís rumou a Bruxelas para um estágio no gabinete do eurodeputado Correia de Campos

Luís Fonseca

Se muitos jovens podem ter algo a dizer sobre imposto sobre transacções financeiras, discutido por estes dias em Bruxelas, poucos se podem orgulhar de poder ter dado uma palavra sobre o assunto. Luís Fonseca sim. Aos 22 anos está a estagiar no gabinete do ex-ministro Correia de Campos, no Parlamento Europeu. Antes de estar em Bruxelas, o jovem de Barcelos estudou Economia na Universidade do Porto, e fez mestrado na Nova Sbe em Lisboa.

Quando soube dos estágios oferecidos pelo eurodeputado, ainda em Outubro de 2010, enviou o CV e carta de motivação. Ganhou a entrevista numa lista com outros 400 candidatos e ficou com um lugar no primeiro trimestre de 2012. “Tenho bastante interesse por política, embora não esteja associado a nenhum partido” conta, e isto era exactamente o que queria: “oportunidade de trabalhar em algo importante, que eu gosto, o projecto europeu, e também de dar um primeiro salto para explorar a possibilidade de viver no estrangeiro, em particular em Bruxelas, uma cidade com bastante importancia e oportunidades”. A sua principal função é colaborar com o eurodeputado nos assuntos económicos sobre os quais se tem de pronunciar, o que implica fazer estudos e propôr emendas legislativas.

Logo na primeira semana de estágio foi convidado pelo próprio Correia de Campos para assinar parte uma página que o ex-ministro tem semanalmente num diário português. Este foi um dos momentos mais marcantes do estágio. O segundo foi ver uma emenda que sugeriu à proposta para o imposto sobre as transacções financeiras ser aprovada em votação pela Comissão do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores do Parlamento. “Em termos profissionais, nenhuma experiência aqui se poderia comparar à possibilidade de discutir e influenciar legislação que afecta mais de 500 milhões de pessoas em 27 países”.

09-04-2012 - Dinheiro Vivo

Luís Fonseca conseguiu o estágio numa lista entre 400 candidatos

Sem comentários:

Enviar um comentário