Festa das Cruzes espera milhares de visitantes


As rusgas ao Senhor da Cruz são uma das novidades do programa da Festa das Cruzes 2012 da cidade de Barcelos, que espera atrair milhares de turistas e visitantes entre 27 de Abril e 2 de Maio. Este ano, os UHF e Mikael Carreira são as estrelas de uma festa mais poupada, mas cheia de “qualidade” e tradições.

O feriado de 1 de Maio vai ser celebrado com efusividade pelas principais ruas barcelenses, com a tradicional Batalha das Flores - que é um dos momentos de maior atracção turística da festividade, enquanto o dia de feriado municipal, comemorado dois dias depois (3 de Maio), é rea-lizada a grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz.

O programa festivo foi apresentado ontem ao público, numa cerimónia que teve lugar no auditório municipal e que contou com a animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e de uma das rusgas que integram a festa.
“Estas tradições são importantes e a sua continuidade demonstra o respeito pelo passado dos povos”, assinalou monsenhor Abílio Cardoso, advertindo que “não podemos perder o sentido das nossas raízes e da nossa identidade”.

Na Batalha das Flores participam 20 associações de todo o concelho, tendo a organização do evento - a cargo da Empresa de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC), em colaboração com a câmara de Barcelos - alargado o número de colabora- dores, dando maior impacto ao evento.
Dias de Castro, da EMEC, sublinhou a importância de envol- ver as associações e instituições do concelho, no sentido de “mostrar os hábitos, usos e costumes de Barcelos”.

O folclore vai ‘andar pela rua’ pela mão de muitos grupos locais. Mas o programa inclui, ainda, uma série de actividades desportivas. Em termos de fogo-de-artifício, este ano apenas haverá dois - na ponte e na zona ribeirinha.

Orçamento mais baixo

São 335 mil euros que a autarquia barcelense, através da EMEC, investe na Festa das Cruzes. Um investimento que já decresceu cinco por cento em relação ao ano anterior, e cerca de 30 por cento em acumulado desde que o actual executivo tomou conta da câmara.

“A Festa das Cruzes é uma das grandes tradições de Barcelos. O país atravessa momentos difíceis, mas não é a austeridade que nos limita a imaginação e forma de agir”, apontou o edil de Barcelos, Miguel Costa Gomes, criticando a possível reorganização administrativa, já que considera que com ela, “estas tradições acabam por se perder”.
“Esta festa, para além da perspectiva mais popular e de convívio, serve também de factor para ajudar a economia local, para além de potenciar a imagem de marca de Barcelos para o exterior”.

04-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário