Barcelos: Festa grande do voluntariado

Foi em ambiente de festa que a presidente do Ano Europeu do Voluntariado, Fernanda Freitas, encerrou a Semana do Voluntariado de Barcelos, uma iniciativa promovida pelo Grupo Temático do Voluntariado, em Barcelos. O último dia foi o mais intenso em actividades, mas as acções anteriores foram igualmente importantes, como a exposição de fotografia, o concerto promovido pela APAC e a tertúlia sobre voluntariado.


No último dia, as actividades começaram logo pela manhã, com a 13.ª Caminhada e Pedalada Solidária, que partiu do centro da cidade pelas 9h30. Ao longo do dia desenvolveram-se várias actividades que confluíram no Campo 5 de Outubro, como a animação por parte do grupo de teatro “A Capoeira”. Várias instituições que integram o Grupo Temático do Voluntariado juntaram-se e conviveram nesta praça da cidade.

O ambiente animou ainda mais com a chegada do grupo do passeio de bicicleta, organizado pela Cruz Vermelha de Campo, e com a demonstração de primeiros socorros feita por esta associação voluntária.
O encerramento das actividades deu-se ao som da Banda do Galo e com a presença motivadora de Fernanda Freitas, acompanhada pela vereadora da Acção Social, Ana Maria Silva.

A presidente do Ano Europeu do Voluntariado foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da câmara municipal, Miguel Costa Gomes, que manifestou o empenho do Município no apoio ao movimento do voluntariado.
Entre as diversas realizações neste dia, destaca-se a campanha de recolha de alimentos nas grandes superfícies comerciais do concelho.

Barcelos está mais saudável

Cerca de 250 pessoas participaram na caminhada “Pelas Margens do Cávado”, uma actividade resultante de uma parceria entre a Esposende 2000 (da Câmara Municipal de Esposende) e da Empresa Municipal de Desportos de Barcelos (EMDB). Com um percurso de 16,4 quilómetros, entre o Largo da Porta Nova, em Barcelos, e a freguesia de Gemeses (Esposende), a caminhada realizou-se ao longo das margens do rio Cávado.

A concentração dos participantes deu-se Largo da Porta Nova, local escolhido pela organização para a distribuição de kits e para os habituais exercícios de aque-cimento a cargo dos técnicos do projecto “Barcelos Saudável”, da EMDB.

No dia antes, os técnicos prestaram idêntico apoio à Caminhada Solidária que se realizou em Barcelos e que juntou cerca de 100 participantes. Intitulada “Abrir Caminhos para África”, esta caminhada foi organizada pela Associação Sopro, no âmbito da Semana do Voluntariado que decorreu em Barcelos. Depois dos exercícios de aquecimento, os caminheiros deram início a um percurso que passou pelas freguesias de Rio Covo Santa Eugénia e Barcelinhos e terminou no Parque da Cidade.

O projecto “Barcelos Saudável” esteve presente no evento de boccia sénior que se realizou no sábado, dia 28, entre as 9h30 e as 12h30, no âmbito da Semana do Voluntariado. A actividade consistiu numa demonstração prática de desporto adaptado - boccia. Nesta actividade para além de vários utentes de algumas instituições de apoio à deficiência do concelho também participaram alunos com necessidades educativas especiais de algumas escolas de Barcelos.
Quanto a futuras caminhadas, estão já agendadas duas para 19 de Junho. Uma em Roriz, às 10h00, numa organização conjunta EMDB/Centro Zulmira Pereira Simões; e outra em Minhotães, às 10h30.

07-07-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário