Bolo das cruzes é tradição na festa

O bolo das cruzes - uma das mais recentes novidades da Festa das Cruzes de Barcelos - foi ontem distribuído pelos populares no Largo da Porta Nova. Uma receita elaborada por Francisco Gomes, da pastelaria ‘Colonial’, que já se tornou também numa tradição.

Não é um bolo-rei. Tem parecenças, é da família, mas distingue-se, desde logo, pelo relevo que o encima, de onde sobressaem três cruzes - simbolizando a ‘festa’ para o qual foi confeccionado.
“Pretende-se que este seja um bolo clássico, cuja receita respeite sempre os ingredientes que deve conter, desde as farinhas, às frutas, ao processo de fabrico e batimento até à cozedura”, explicou, ontem, o pasteleiro, à reportagem do jornal ‘Correio do Minho’.


“O mais importante é que esta receita mantenha sempre a parte mais tradicional, tal como a Festa das Cruzes”, indicou Francisco Gomes.
A receita foi desenvolvida precisamente para esta festividade, que todos os anos leva milhares de turistas à cidade de Barcelos. Uma forma de inovar, também, o comércio local.
“A ideia surgiu há quatro anos, e esperamos mantê-la porque tem tido muita aceitação por parte do público”, referiu o pasteleiro, que espera vender, pelo menos, 2500 unidades.

O bolo é vendido à unidade, pesa entre 900 gramas e 1 quilograma e custa 10 euros.
No primeiro ano de venda ao público, venderam-se 2000 unidades, um número superado no ano passado, com 3000 vendas.


Sandra Teixeira, da Empresa Municipal ‘Educação e Cultura’ da Câmara de Barcelos, entidade que co-organiza a Festa das Cruzes, indica que “é importante envolver também os comerciantes e divulgar o que têm para oferecer a quem nos visita”.
“O bolo das cruzes já tem o seu lugar de destaque nesta festa, conseguindo demarcar-se como mais um elemento tradicional”.

29-04-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário